sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Instalações e Opereções de Software.(Introdução e Conceitos)



Introdução e Conceitos
Introdução
 “O Software ultrapassou o Hardware como chave para o sucesso de muitos
sistemas baseados em computador” (Pressman, 1992)

O Software é o que faz a diferença!!!
 informações complexas
 inteligência
 funcionalidade
 compatibilidade
 suporte


A importância do Software
 Durante as 3 primeiras décadas da era do computador, o principal desafio era desenvolver um HARDWARE de baixo custo e alto desempenho.
 O hoje o desafio é melhorar a qualidade (e reduzir os custos) das soluções baseadas em SOFTWARE!


A evolução do software
 Software é dividida em 4 Eras:
 Primeiros anos 1950 – 1965
 Segunda Era 1965 – 1975
 Terceira Era 1975 – 1988
 Quarta Era 1988 - ...


O que é Software?
 Definição - Software é:
1o-Instruções (programas de computador) que, quando executadas, produzem a função e o desempenho desejados;
2o-Estruturas de dados que permitem a manipulação das informações;
3o-Documentos que descrevem a operação e uso dos programas.


Definição clássica de "software“
 Software é uma sentença escrita em uma linguagem computável, para a qual existe uma máquina (computável) capaz de interpretá-la.
 A sentença (o software) é composta por uma seqüência de instruções (comandos) e declarações de dados, armazenável em meio digital.
 Ao interpretar o software, a máquina computável é direcionada à realização de tarefas especificamente planejadas, para as quais o software foi projetado.


O que é Software?
 Os computadores são muito bons em armazenar informações e fazer cálculos, mas não são capazes de tomar decisões sozinhos.
 Sempre existe um ser humano orientando o computador e dizendo a ele o que fazer a cada passo.
 Seja você mesmo, teclando e usando o mouse, ou,num nível mais baixo, o programador que escreveu os programas que você está usando.
 Chegamos então aos softwares, gigantescas cadeias de instruções que permitem que os computadores façam coisas úteis. É aí que entra o sistema operacional e, depois dele, os programas que usamos no dia-a-dia.
 Um bom sistema operacional é invisível.
 A função dele é detectar e utilizar o hardware da máquina de forma eficiente, fornecendo uma base estável sobre a qual os programas que utilizamos no cotidiano possam ser usados.
 Como diz Linus Torvalds, as pessoas não usam o sistema operacional, usam os programas instalados.
 Quando você se lembra que está usando um sistema operacional, é sinal de que alguma coisa não está funcionando como deveria.
 O sistema operacional permite que o programador se concentre em adicionar funções úteis, sem ficar se preocupando com que tipo de placa de vídeo ou placa
de som você tem.
 O programa diz que quer mostrar uma janela na tela e ponto; o modelo de placa de vídeo que está instalado e que comandos são necessários para mostrar a janela são problema do sistema operacional.
 Para acessar a placa de vídeo, ou qualquer outro componente instalado, o sistema operacional precisa de um driver, que é um pequeno programa que trabalha como um intérprete, permitindo que o sistema converse com o dispositivo.
 Cada placa de vídeo ou som possui um conjunto próprio de recursos e comandos que permitem usá-los.
 O driver converte esses diferentes comandos em comandos padrão, que são entendidos pelo sistema operacional.
 Embora as duas coisas sejam igualmente importantes,existe uma distinção entre o "hardware", que inclui todos os componentes físicos, como o processador, memória, placa-mãe, etc. e o "software", que inclui o sistema operacional, os programas e todas as informações armazenadas.
 Como diz a sabedoria popular, "hardware é o que vocêchuta, e software é o que você xinga".


Características do Software
 A maioria dos softwares é feita sob medida e não montada a partir de componentes existentes.
 != Hardware.
 Situação esta mudando:
 Orientação a objetos.
 Reusabilidade (diminui custos e melhora projetos).


Aplicações de Software
Categorias

Software de sistemas É uma coleção de programas escritos para servir a
outros programas. (Compiladores, editores e utilitários para a gestão de arquivos).
Software de aplicação.Consiste de programas isolados que resolvem uma
necessidade específica do negócio. Aplicações nessa área processam dados comerciais ou técnicos de um modo que facilita as operações.(Processamento de transações no ponto de venda, controle de processo de fabricação em tempo real).
Software Científico ou de Engenharia .Antigamente caracterizado por algoritmos “number crunching” (que processam números), as aplicações de software científico e de engenharia vão da astronomia à vulcanologia, da análise automotiva de tensões à dinâmica orbital do ônibus espacial. (Ex:simulação de
sistemas)
Software Embutido .Reside dentro de um produto ou sistema e é usado para implementar e controlar características e funções para o usuário final e para o próprio sistema.(Ex: funcõesdigitais em um automóvel tais como controle de combustível, mostradores do painel)
Software para linhas de produtos. Projetado para fornecer uma capacidade específica a ser usada por muitos clientes diferentes, o software para linhas de produtos pode focalizar um mercado limitado e especial(ex: produtos de controle de estoque) ou dirigir se ao mercado de consumo de massa(Ex:processamento de texto, planilhas, gestão de banco de dados e multimídia)
Software de Aplicações WEB “ApsWeb”, cobrem uma ampla gama de aplicações. Na sua forma mais simples, ApsWeb podem ser pouco mais que um conjunto de arquivos ligados por um hipertexto que apresentam informações texto e poucos gráficos. No entanto, conforme as aplicações de comércio eletrônico (e-commerce) crescem em importância, as ApsWeb evoluem para sofisticados ambientes computacionais.(Ex: aplicações cliente/Servidor)
Software de Inteligência Artificial .Faz uso de algoritmos não-numéricos para resolver problemas complexos que não são passíveis de computação ou análise direta. Aplicações nessa áreai ncluem rodótica, sistemas especialistas, reconhecimento de padrões(imagem e voz). (Ex: jogos e prova de teorema)


Conclusão
 Software é elemento chave para o sucesso. Mas:
 Software não é hardware.
 Software não é fácil.
 Software mata.
 Precisamos de ajuda.

Nenhum comentário: