sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Instalações e Opereções de Software.( A importância dos dados)




A importância dos dados
Ao examinarmos com mais detalhadamente os elementos constituintes do software,aquele que normalmente se sobressai é a seqüência de instruções que compõem o software. Mas à medida que o software cresce em tamanho e complexidade , o elemento dado (e a informação e o conhecimento que ele provem) adquire cada vez mais importância.


O termo “Programa” significa o programa original e todas as copias completas ou parciais do mesmo. Um programa consiste em instruções legíveis por maquina,seus componentes,dados,conteúdo áudio visual (tal como imagens,texto,gravações ou figuras) e materiais licenciados relacionados .

Vejamos então,de acordo com a licença,do que consiste um programa:instruções legíveis por maquina,seus componentes,dados,conteúdo áudio visual (tal como: imagens ,texto,gravações ou figuras)e;
Vejamos uma analise dos elementos acima indicados:


instruções por maquina.
A definição implica na existência de uma maquina que lê instruções. O termo “instruções “ indica a intenção de enviar à maquina algo que esta possa entender, e que tem por meta instrui-la,orienta-la ou comanda-la a realizar algo.


Podemos então inferir que qualquer conjunto de instruções legíveis por maquina ,qualquer que seja a maquina,quais quer que seja as instruções,podemos constituir parte do que chamamos de programas .
Seus componentes.


Esta é uma parte recursiva da definição .um programa é composto por componentes, o que implica dizer que um programa pode ser constituído por outros programas menores ou sub-programas.


Dados.
Um programa pode conter dados,o que significa que um programa não é composto apenas por instruções. A existência de dados em um programa esta compatível com a definição do modelo computacional de von Neumann,onde um programa armazenado na memória é formado por instruções e dados.
Conteúdo audiovisual (tal como imagens ,texto, gravações ou figuras ).


Este aspecto extrapola o modelo de modelo computacional de von Neumann,a medida que torna explicito o fato de que um programa pode ser algo maior d que o que é armazenado na memória no momento de sua de sua execução.
Em outras palavras,qualquer material escrito ,impresso, apresentável em qualquer mídia de comunicação, de natureza textual,gráfica,audível,etc,pode pertencer ou ser parte de um programa.


Materiais licenciados relacionados.
Do ponto de viste de natureza física dos materiais que compõem um programa,este aspecto veicula a mesma essência de generalidade do item anterior,mas torna explicito o fato de cada uma das partes do programa esta relacionada à existência de produtos ou itens que são criados e pertencem a organizações, e que portanto estão sujeitos às regras de comercialização ,distribuição e/ou uso.


Do exposto acima podemos inferir que um programa é um artefato complexo,que envolve uma grande quantidade de aspectos distintos ,como:
habilidade de comunicação com maquinas (através das instruções e dados ) e seres humanos (através de dados manipulados pela maquina e mídia externas à maquina),organização em uma estrutura hierarquia (através de seus componentes ); sujeição a regras comerciais explicitas,pois foi criado por organizações humanas que detêm controle sobre sua existência e uso através de uma licença.

Nenhum comentário: